Artigos
Nessa parte são disponibilizados conteúdos relacionados aos temas: prevenção de DCNTs, promoção da saúde, indicadores e avaliação de projetos/políticas. Nossa ideia é contribuir para discussões que fortaleçam uma cultura de saúde.

1º Texto para Discussão - Discussão Temática

Educar, cuidar e alimentar: potencialidades do trabalho com EAN nos centros de educação infantil

Bianca Guedes, Cintia Andrade, Elizabeth Feffermann, Erika Lopes, Kassia Bobadilla, Lívia de Campos Martins e Vanessa Acras

Resumo: O presente texto para discussão busca trazer ao debate a importância e o papel da educação alimentar e nutricional (EAN) na promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a primeiríssima infância, fomentando o papel da escola e sua interlocução com as famílias como caminho potencial para intervenções de EAN. Para isso, abordamos os desafios relacionados às visões e concepções históricas que norteiam essa temática, bem como dos marcos regulatórios e políticas públicas que ainda trabalham numa lógica fragmentada e setorializada no que envolve a pauta da alimentação. Tendo como estudo de caso o município de São Paulo e a recente aprovação de uma orientação normativa que fortalece ações de EAN nas unidades escolares, indicamos potenciais caminhos sobre como fomentar e adotar estratégias para que os centros de educação infantil (CEIs) configurem-se enquanto espaços de promoção de EAN.

Palavras-chave: educação alimentar e nutricional (EAN), centros de educação infantil (CEIs), primeiríssima infância

Download pdf

2º Texto para Discussão - Discussão Metodológica

Avaliação Quali em Saúde: possibilidades e aprendizados utilizando abordagens qualitativas e métodos mistos

Erika Lopes e Kassia Bobadilla

Resumo: A adoção de métodos mistos e abordagens qualitativas vêm ganhando espaço em diversos campos de conhecimento, sobretudo na área da saúde. Ainda assim persistem desafios de ordem epistemológica e metodológica que acabam fazendo com que pesquisas e avaliações em saúde não explorem as potencialidades dos métodos qualitativos de coleta e análise de dados. Com base no que pesquisadores de referência na área têm debatido e proposto no emprego de tais métodos, somada à experiência prática e aprendizados oriundos de duas avaliações em curso que mesclam métodos quali e quanti, compartilhamos práticas e possibilidade para ampliar o repertório de profissionais e pesquisadores que desejam adentrar ou aprimorar suas técnicas. Nessa linha, buscamos trazer uma perspectiva mais compreensiva e dialógica do papel da avaliação e pesquisa em saúde, na relação com os contextos e realidades nos quais os indivíduos estão inseridos.

Palavras-chave: avaliação qualitativa, avaliação em saúde, métodos mistos, pesquisa qualitativa em saúde

Download pdf