1º Texto para Discussão - Discussão Temática
Educar, cuidar e alimentar: potencialidades do trabalho com EAN nos centros de educação infantil
Bianca Guedes, Cintia Andrade, Elizabeth Feffermann, Erika Lopes, Kassia Bobadilla, Lívia de Campos Martins e Vanessa Acras
Resumo: O presente texto para discussão busca trazer ao debate a importância e o papel da educação alimentar e nutricional (EAN) na promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a primeiríssima infância, fomentando o papel da escola e sua interlocução com as famílias como caminho potencial para intervenções de EAN. Para isso, abordamos os desafios relacionados às visões e concepções históricas que norteiam essa temática, bem como dos marcos regulatórios e políticas públicas que ainda trabalham numa lógica fragmentada e setorializada no que envolve a pauta da alimentação. Tendo como estudo de caso o município de São Paulo e a recente aprovação de uma orientação normativa que fortalece ações de EAN nas unidades escolares, indicamos potenciais caminhos sobre como fomentar e adotar estratégias para que os centros de educação infantil (CEIs) configurem-se enquanto espaços de promoção de EAN.
Palavras-chave: educação alimentar e nutricional (EAN), centros de educação infantil (CEIs), primeiríssima infância
Download pdfVeja também: Webinar “Nutrição e Promoção da Saúde na Infância” – 31/03/2022 – 16h
Palestrantes: Elizabeth Fefferman (Coordenadora de projetos no CREN), Daniela Neri Gama de Almeida (Nutricionista e pesquisadora do NUPENS da USP) e Edjane de Araujo (Interlocutora da Saúde da Criança – aleitamento materno da Supervisão Técnica de Saúde de São Mateus – CRSL – SMS/SP)
2º Texto para Discussão - Discussão Metodológica
Avaliação Quali em Saúde: possibilidades e aprendizados utilizando abordagens qualitativas e métodos mistos
Erika Lopes e Kassia Bobadilla
Resumo: A adoção de métodos mistos e abordagens qualitativas vêm ganhando espaço em diversos campos de conhecimento, sobretudo na área da saúde. Ainda assim persistem desafios de ordem epistemológica e metodológica que acabam fazendo com que pesquisas e avaliações em saúde não explorem as potencialidades dos métodos qualitativos de coleta e análise de dados. Com base no que pesquisadores de referência na área têm debatido e proposto no emprego de tais métodos, somada à experiência prática e aprendizados oriundos de duas avaliações em curso que mesclam métodos quali e quanti, compartilhamos práticas e possibilidade para ampliar o repertório de profissionais e pesquisadores que desejam adentrar ou aprimorar suas técnicas. Nessa linha, buscamos trazer uma perspectiva mais compreensiva e dialógica do papel da avaliação e pesquisa em saúde, na relação com os contextos e realidades nos quais os indivíduos estão inseridos.
Palavras-chave: avaliação qualitativa, avaliação em saúde, métodos mistos, pesquisa qualitativa em saúde
Download pdfVeja também: Webinar “Avaliação de projetos na área da saúde: desafios e aprendizados” – 10/11/2022 – 16h
Palestrantes: Aylene Bousquat (Professora da Faculdade de Saúde Pública da USP), Kassia Bobadilla (Pesquisadora e Consultora da Lab & Tal) e Isabel Opice (Co-fundadora e Diretora de Operações da Impulso Gov)