Tema: Transtornos de Ansiedade
O transtorno de ansiedade generalizada (TAG) é um distúrbio caracterizado pela preocupação excessiva ou expectativa apreensiva, persistente e de difícil controle, que perdura por seis meses no mínimo e vem acompanhado por três ou mais dos seguintes sintomas: inquietação, fadiga, irritabilidade, dificuldade de concentração, tensão muscular e perturbação do sono. Sintomas físicos como palpitações, falta de ar, taquicardia, sudorese, cefaleia, dores musculares podem estar associados.
Nesses casos, o nível de ansiedade é desproporcional aos acontecimentos geradores do transtorno, causa sofrimento e interfere na qualidade de vida e no desempenho familiar, social e profissional dos pacientes.
As principais causas associadas a TAG são fatores genéticos (Incluindo histórico familiar de transtorno de ansiedade), fatores ambientais (eventos traumáticos ou estresse crônico), constituição psicológica e doenças orgânicas associadas.
O diagnóstico do TAG é clínico e leva em conta a história de vida do paciente, a avaliação clínica criteriosa e, quando necessário, a realização de alguns exames complementares.
O tratamento tem como base psicoterapia, terapia cognitivo-comportamental e tratamento farmacológico quando necessário, sobretudo com antidepressivos (Inibidores Seletivos da Recaptação de Serotonina - ISRS) e ansiolíticos (Benzodiazepínicos).