Tema: Hipertensão
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) é uma doença caracterizada por uma elevação persistente da pressão arterial (PA), associada a uma elevação dos níveis sanguíneos de sódio (sal).
Esse aumento persistente da PA, ao longo prazo, leva a um risco aumentado de eventos cardiovasculares como Infarto Agudo do Miocárdio (IAM) e Acidente Vascular Encefálico (AVE/AVC) e, também, a lesões de órgãos alvo como Coração e Rins. E, por ser uma doença assintomática, é difícil a conscientização da população da sua existência e da necessidade de tratamento.
Esta enfermidade possui alta prevalência na população brasileira, sendo que 1/5 da população adulta sofre de HAS. Nos últimos anos seu aumento foi significativo, principalmente nos países em desenvolvimento, com uma prevalência entre 22% e 44% em adultos, chegando a 50% na faixa etária de 60 a 69 anos (OPAS/OMS).
O diagnóstico é feito através de medições seriadas da pressão arterial juntamente com a história clínica e nutricional do paciente.
O tratamento é feito com mudança do estilo de vida, incluindo mudança do padrão nutricional; prática de atividade física e medicações anti-hipertensivas.