Tema: Equipe, Infraestrutura e Serviços
As unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) devem atender cada município seguindo as diretrizes da Política Nacional da Atenção Básica (PNAB) e atributos essenciais da APS (acesso de primeiro contato, longitudinalidade, coordenação e integralidade).
A composição das equipes das unidades de Atenção Primária à Saúde (APS) varia de acordo com o tipo (equipe de Saúde de Família ou equipe tradicional de Atenção Primária). A equipe de Saúde de Família é composta por médico, enfermeiro, agente comunitário de saúde (ACS) e técnico de enfermagem, cada um com carga horária de 40h. Já a equipe tradicional de Atenção Primária é composta ao menos por médico e enfermeiro, preferencialmente especialistas em saúde da família, cada um com carga horária de 20h ou 30h.
São chamadas de equipes equivalentes as equipes da Estratégia Saúde da Família, equipes tradicionais formadas a partir do mínimo de 60h de carga horária ambulatorial médica e mínimo de 40h de carga horária ambulatorial de enfermagem na Atenção Básica. Os serviços ofertados pela atenção primária à saúde visam a prevenção e promoção de saúde, e envolvem atividades como: acolhimento e identificação da necessidade de saúde, consultas, acompanhamento de doenças crônicas, exames preventivos simples, vacinação, distribuição de medicamentos e ações com a comunidade.