Tema: Câncer de Traqueia, Brônquios e Pulmão
As neoplasias respiratórias são um grupo de cânceres do sistema respiratório baixo que representam o segundo câncer mais incidente em homens e mulheres no Brasil (excetuando o câncer de pele não melanoma). São cerca de 30 mil casos e 28 mil óbitos por ano no Brasil (segundo o INCA e o SIM).
Os principais fatores de risco para esses tipos de câncer são o tabagismo e a exposição passiva ao tabaco. Outros fatores como poluição também influenciam no surgimento desta patologia. Os principais sintomas são tosse, tosse com sangue, dor no peito, rouquidão, dispneia (falta de ar), perda de peso, fraqueza, pneumonias e bronquites recorrentes, dentre outros. O tratamento envolve quimioterapia, radioterapia e tratamento cirúrgico e costuma ser complexo e longo. A taxa de sobrevida relativa em cinco anos para câncer de pulmão é bem baixa, em torno de 18% (15% para homens e 21% para mulheres).
A principal forma de prevenção é com combate ao tabagismo e incentivo a cessação do tabaco. Não existe um rastreamento precoce para esse tipo de câncer no Brasil.
(Elaborado a partir de informações do INCA)