Tema: Câncer de Próstata
O câncer de próstata é a neoplasia mais comum entre os homens (excetuando o câncer de pele não melanoma). Este é considerado um câncer da terceira idade, pois cerca de 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. São cerca de 65 mil casos e 15 mil óbitos por ano no Brasil.
Esse é um tumor maligno de causa multifatorial, que se origina de mutações e consequente multiplicação desordenada de células da próstata, glândula masculina localizada na pelve, que envolve parte da uretra e que produz parte do sêmen.
Alguns desses tumores podem crescer de forma rápida, espalhando-se para outros órgãos e podendo levar à morte. Porém, a grande maioria cresce de forma lenta (leva cerca de 15 anos para atingir 1 cm³ ) e não chega a dar sinais durante a vida e nem a ameaçar a saúde do homem.
Na sua fase inicial, o câncer de próstata costuma ser assintomático. Quando avançado pode ser sintomático, com sintomas parecidos com a Hiperplasia Prostática Benigna - HPB: Dificuldade para urinar, urinar muitas vezes ao dia e a noite, esvaziamento incompleto da bexiga, gotejamento, dentre outros.
O tratamento pode ser com cirurgia, associado a quimioterapia e/ou radioterapia. O rastreamento deste tumor em alguns lugares é feito com toque retal ou dosagem sérica de PSA (Antígeno prostático específico), contudo não há evidências científicas que corroborem esses métodos.
(Elaborado a partir de informações do INCA)