Tema: Câncer de Mama
O câncer de mama é uma doença multifatorial (de causa principalmente ambiental e genético/familiar), originada por um processo de multiplicação desordenada de células da mama, devido a mutações genéticas, formando um tumor. Esta é a neoplasia feminina mais prevalente (excetuando o câncer de pele não melanoma), com cerca de 66 mil casos e 18 mil óbitos por ano no Brasil (segundo o INCA e o SIM).
Há vários tipos de câncer de mama. Por isso, a doença pode evoluir de diferentes formas. Alguns tipos têm desenvolvimento rápido, enquanto outros crescem mais lentamente. Esses comportamentos distintos se devem a característica próprias de cada tumor. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Os principais sinais e sintomas são nódulo (caroço) na mama, pele avermelhada e retraída na mama, alterações do mamilo, nódulos axilares e cervicais, saída anormal e espontânea de líquido pelos mamilos.
O tratamento normalmente é cirúrgico e pode incluir uma quadrantectomia (retirada de parte da mama) ou mastectomia (retirada da mama inteira) associado a quimioterapia e radioterapia. A principal forma de prevenção é com exame de mamografia periódico e visitas regulares ao ginecologista.
(Elaborado a partir de informações do INCA)