Tema: Acesso e Cobertura
O acesso, ou primeiro contato, é um dos princípios normativos fundamentais da Atenção Primária à Saúde (APS), que visa garantir que os cidadãos residentes de uma determinada localidade possam ver no serviço de atenção primária o local ideal para a busca de resolução de suas demandas de saúde, pois é o local mais próximo de sua residência e onde pode se estabelecer um vínculo mais consistente e longitudinal entre esses cidadãos e os profissionais da saúde.
Segundo esse princípio, o usuário deve entender que sua referência de serviço de saúde deve ser primariamente a UBS, e este usuário, bem como sua família, devem estar cadastrados neste serviço e morarem na região para serem atendidos. As demandas de saúde não solucionáveis no nível de atenção primária devem ser referenciados para outros níveis de atenção à saúde pelos próprios médicos da UBS.
O percentual de indivíduos e famílias cadastradas no serviço de saúde (UBS) em uma população de uma determinada localidade corresponde a Cobertura de saúde dessa população. Esse dado é fundamental, pois indica o quão resolutivo e eficiente é o serviço de atenção primária de uma determinada localidade. Quanto maior o percentual de cobertura, mais eficiente e resolutivo é o serviço de saúde e, consequentemente, melhor é a saúde global da população local.